Os Iluminados


bodhisattva_2.jpg

O Brasileiro é um cara bacana, gente boa. É capaz de rir das maiores adversidades. De uma placidez quase Zen, tudo em nome das boas relações. Um povo tolerante, perdoa os pequenos pecados de quem o governa, de quem toma conta de seu dinheiro, de quem faz e executa leis em seu nome, de quem lhe presta serviços e lhe vende mercadorias.

O Brasileiro tem um grande coração. O Brasileiro pensa e considera, e por isso quase nunca está errado; mesmo capaz de notar as falhas de outros, as perdoa. E quem atingiu um nível de iluminação como o do Brasileiro quase nunca tem que pedir desculpas.

O Brasil é uma nação de 150 milhões de Boddhisattvas.

O Brasileiro segue firme na sua compaixão pelas fraquezas dos outros e estoicismo diante das provações do mundo terreno.

Engana-se quem pensa que o Brasileiro é tímido. Porque, sob a capacidade infinita de tudo entender e aceitar, o Brasileiro é, depois de tudo, um forte. Ruge contra as injustiças em editoriais e colunas, enche as ruas em passeatas, vestidos de branco, como convém a um país em busca da iluminação, igrejas e cultos cheios.

Eu não. Estou definitivamente num plano espiritual inferior. Não sei manter a alegria do Brasileiro diante das suas pequenas derrotas cotidianas, do menino no farol à fila da repartição pública. Não tenho essa presença de espírito. Sou o que se comumente chama de babaca, o cara que estraga a festa. Por isso fui embora há quinze anos.

Nos últimos meses, pensei seriamente em voltar a viver no Brasil, cheguei até a procurar emprego. Hoje, com o que leio nos jornais, vejo a roubada de que escapei, em vários níveis.

Brasil, só para passar férias. Aliás, num país que não é capaz sequer de manter seus aviões no ar, talvez nem isso.

Advertisements

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: