In Rainbows


Alguém aí já downloadeou o novo do Radiohead? Um milhão de cópias já se foram em dois dias . Você baixa o álbum inteiro de graça e paga o que quiser, se quiser.

Acho que depois dessa está mais que claro que as gravadoras estão indo pelo mesmo caminho do dodô (o pássaro, não o parceiro do Osmar). Porque ninguém ganha dinheiro com venda de CD’s e royalties. Bandas ganham dinheiro mesmo é com venda de ingressos de shows e merchandising. Dar a música de graça é a mesma coisa que vender uma impressora bem barato e cobrar caro pelos cartuchos, que é como as HP’s da vida encheram os bolsos de grana. É mais simples alugar um estúdio (ou fazer em casa mesmo que a tecnologia digital hoje torna perfeitamente possível gravar com qualidade profissional numa garagem), colocar no teu website e sair em turnê, sem as gravadoras atravessando. Adeus gravadoras, vocês não souberam se adaptar, lutaram contra a Internet todos estes anos, agora é tarde. Dou no máximo mais dez anos de vida. Daqui a cinco anos vai haver meia dúzia sobrando. A mesma coisa vale para lojas de CD. Só vão sobrar os sebos com seus CD’s velhos e raridades. Aposto dinheiro nisso.

Mais a respeito da música como negócio neste artigo clássico de Steve Albini, que produziu e/ou tocou em bandas como Nirvana, Big Black e Shellac. Leitura obrigatória para quem quer fazer qualquer coisa profissionalmente no mundo da música pop. No site do Negativland, uma das bandas mais interessantes aqui em San Francisco

http://www.negativland.com/albini.html

E, francamente, cacilda, o álbum é simplesmente sensacional, do porte de um OK Computer. Alguém mais aí diz Amém?

Advertisements

3 comments so far

  1. ronas on

    É Fiasco, nem tudo é flor que se cheira pros lados das laranjeiras. Ainda bem.
    Como já meio que disse no blógue da Pands, Radiohead não me pega mais. Aliás o bendito OK Computer está entre os que menos gosto. Eu sei, ir contra a corrente pode parecer heresia, mas música é também sentir, right?
    Continuo minha sórdida campanha pelos discos de 4 canções, inclusive nesse arco-íris.
    Não digo amém, nem vade retro, it’s only rock’n’roll.

  2. Rodrigo on

    Amigo ronas, se o Ok Computer é o album que menos gosta. Finalizo aqui qualquer comentário…Não vale a pena…Quem sabe numa próxima encarnação aprendas o que és música!!!!!

  3. Dr. Fiasco on

    Na boa, esse papo de “se você não gosta da mesma música que eu gosto então você só pode ser mesmo uma anta Balcânica que não sabe nem como vestir as próprias cuecas de manhã” dá um soninho…


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: