Bryan aka FKO


Bryan, mais conhecido como FKO (se pronuncia Fucko, que quer dizer isso aí mesmo que você está pensando) é um dos maiores subversivos que eu conheço. Em 2004 nós fizemos juntos o Blacklight Ball, o fracasso de maior sucesso na história da vida noturna de San Francisco.
Fizemos um baile totalmente iluminado com luz negra, convidamos vários artistas que trouxeram esculturas, pinturas e graffitis pintados com tinta fluorescente, DJ’s, palhaços, bandas, todo mundo vestido com roupas e acessórios fluorescentes, uma esbórnia.

E entre cada atração, o Bryan subia no palco e me anunciava, tipo “e agora, Dr. Fiasco e o seu Show de Chamas Flamejantes!” Aí eu subia no palco, vestido com um terno de lamê prateado que faria o Clóvis Bornay se mijar de inveja e acendia um fósforo. Ou “e agora, o Show de Luzes do Dr. Fiasco!” e eu ia lá e ligava um daqueles trecos de laser que você usa em apresentações de powerpoint. Foi assim a noite inteira. Ninguém achou engraçado, além do Bryan e eu.

No fim, nós lotamos um dos maiores clubes de San Francisco e ainda assim conseguimos levar prejuízo.

Um ano depois, o Bryan foi o meu navegador quando eu atravessei o Lake Tahoe a nado e logo depois nós nos perdemos no deserto, tudo no mesmo fim de semana.

Assim é o Bryan, niilista de carteirinha (se é que niilistas são suficientemente organizados para ter carteirinhas), um artista que trabalha com uma variedade de materiais, do metal à parafina, um cara que aprontou todas e mais cinco na vida e vive azucrinando a chamada “contracultura” de San Francisco, porque se tem uma coisa que o Bryan sabe fazer é ser do contra. Uma espécie de Fitzcarraldo moderno, um cara que é bem sucedido através de fracassos retumbantes. Ou que fracassa rumo ao sucesso, o que no fundo é a mesma coisa.

E aqui está ele, numa entrevista com o seu estilo mirabolante, termodinâmico e estroboscópico, contando sobre a vez em que ele tocou fogo num Pollock. Quer dizer, mais ou menos. E vice-versa.

Advertisements

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: