Archive for May 22nd, 2008|Daily archive page

Caminhão a café


O caminhão movido a café que eu ajudei a construir acabou saindo no blog da MAKE Magazine. E eu fiquei sabendo disso através do meu amigo Renato, que mora em São Paulo. Globalização é isso. Eu fabriquei o trocador de calor, o ciclone e parte de uma das câmaras de combustão do Pois É da foto acima. Quase morri de envenenamento por monóxido de carbono enquanto soldava umas placas numa sala fechada enquanto o motor rodava. Não tentem isso em casa.

Para falar a verdade verdadeira, o caminhão não é realmente movido a café. Café é meio ruim de gasificar, pois teria que ser compactado em bolinhas. Mas papelão, lasca de madeira, basicamente qualquer matéria orgânica que dê para queimar funciona, desde que devidamente empelotada. Daí o processo de gasificação produz hidrogênio, que é bombeado direto para o carburador, via um sistema sofisticadíssimo consistindo de uns tubos de metal achados no ferro-velho e um balde de plástico. Tecnologia dos Flintstones.

Veja mais aqui.

Viajandão

Aqui como aí este fim de semana é prolongado. Então vamos viajar. Para um deserto bem longe. Você sabe que o feriado promete quando a discussão sobre a viagem é nesse nível:

” People have died on <…> Road in the midst of a storm, but … we will assess conditions and NOT risk our lives. I have no intention of getting myself stuck in the mud.”

Se eu não voltar até Terça-Feira, chamem o Exército.